Cerveja Hocus Pocus Overdrive, 473ml

Mais Imagens

Cerveja Hocus Pocus Overdrive, 473ml
R$38,90
1x de R$38,90

Disponível: Sem estoque

Cervejaria: Hocus Pocus
Estilo: Imperial / Double IPA
Álcool (%): 8.2% ABV
IBU: 85
Ativa: SIM
Sazonal: Não é sazonal
Temperatura: 5-7 °C
Copo ideal: Pint
Descrição

Detalhes

Hocus Pocus Overdrive. Primeira NE IPA do Brasil vendida comercialmente. Cerveja mais bem avaliada do Brasil no Untappd. 8,2% de ABV imperceptíveis. 84 IBUs sem deixar amargor rascante (vulgo harsh). Uma das precursoras das latas pint (473ml), que hoje fazem tanto sucesso. O que falar dessa NE DIPA que eu mal conheço (nem tão mal assim) e já considero pacas?

ANTES DE MAIS NADA, UM POUCO SOBRE A CERVEJARIA HOCUS POCUS

A cervejaria Hocus Pocus surgiu em 2015 com sua primogênita Magic Trap, uma Strong Golden Ale (a mais avaliada do Brasil no seu estilo) que não sai de moda. Depois da Magic, a cervejaria emplacou alguns outros rótulos (APA Cadabra, Hush, Coffee Hush e Interstellar), sempre com um ótimo feedback por parte dos consumidores.

 No entanto, a Hocus Pocus vai além de fazer boa cerveja. Ela traz consigo um conceito genuíno, que está ligado às paixões por inovação, música e arte por parte dos sócios, tudo com um toque de psicodelia. Essa paixão pode ser percebida nos rótulos da marca, nos eventos que eles promovem, em tudo que eles fazem. Não tem jeito, esse é o DNA da HP.

TÁ, MAS E A CERVEJA OVERDRIVE? CONTE-ME MAIS SOBRE ELA!

A Overdrive é a primeira New England IPA produzida no Brasil para fins de comercialização em larga escala. Mas nem tão larga assim. Na verdade, larga coisíssima nenhuma. Os lotes são sempre escassos e terminam deixando aquele gostinho de quero mais.

No entanto, embora pareça uma estratégia de marketing, acredite, não é. A menos que você entenda controle de qualidade no mais alto nível como sendo uma estratégia de marketing.

SE NÃO É MARKETING, POR QUE A HOCUS POCUS OVERDRIVE É TÃO ESCASSA?

Vamos entender os motivos que fazem da Hocus Pocus Overdrive, mesmo sendo desejada o ano todo, apenas ser produzida em lotes pequenos e esporádicos.

O primeiro deles é em relação a necessidade do lúpulo estar muito fresco. Como é um estilo em que o aroma da cerveja e o sabor do lúpulo importam mais que o amargor em si, o frescor desse ingrediente é essencial para assegurar a melhor experiência nesse sentido.

Por conta disso, em conversa com o sócio Bruno Mansur, ele me confidenciou que caso percebam que o lúpulo não está fresco o suficiente, eles simplesmente cancelam a produção. 

O segundo motivo é relacionado à já famosinha levedura Conan. Trata-se de uma levedura rara e, por isso, muitas vezes algum dos cervejeiros da Hocus Pocus precisa viajar até os EUA só pra conseguir esse fermento para fabricar a cerveja.

Além disso, a Overdrive (e as subsequentes cervejas Event Horizon e Supersymmetry) recebem toda uma atenção especial no que diz respeito aos principais inimigos da cerveja: o oxigênio, o tempo, o calor e a luz.

A luz e o oxigênio são devidamente evitados pela utilização das latas, que não permitem a luz entrar em contato com o líquido e diminuem substancialmente o efeito do O2 sobre ele.

O tempo, por sua vez, é o inimigo que mais justifica as produções menores. Afinal, quanto menor a produção, menor a chance de a lata ficar por meses esperando na prateleira para ser comprada.

Para combater o calor, a escassez também se justifica. Como nem todos os estabelecimentos têm a capacidade de manter o produto 24h em cadeia refrigerada, quanto menos tempo a cerveja ficar exposta ao calor, melhor para ela.

Ou seja, uma série de cuidados que, embora limitem a produção, asseguram que a experiência de cada um que deguste a Hocus Pocus Overdrive será sempre impecável e inesquecível.

Por isso, o sucesso da Overdrive não é por acaso. Não foi uma sorte que os magos cervejeiros deram ao acertar a mão na elaboração da poção (ão). Tanto é que a Supersymmetry (NE Triple IPA) e Event Horizon, que vieram depois, também estão entre as cervejas mais bem avaliadas do país.

Tudo isso é resultado de muito estudo e muita dedicação no intuito de trazer para o Brasil um produto que realmente estivesse no nível dos melhores exemplares do estilo. E eles conseguiram.

ANÁLISE SENSORIAL DA CERVEJA HOCUS POCUS OVERDRIVE

A Overdrive é uma cerveja que possui um aroma frutado (frutas amarelas, como pêssego, maracujá e abacaxi) arrebatador, possível de ser sentido mesmo à distância do copo. A aparência é turva por conta da técnica de lupulagem empregada (alguns dizem que é por conta do fermento Conan), dando a aparência de suco para a cerveja. 

Na boca, a sensação é de uma cerveja macia e com o frutado logo dando as caras, seguido de um amargor para equilibrar, o qual, embora presente, some rápido, chamando o próximo gole. 

… E PRA FECHAR

Que vontade eu tenho de comprar a cerveja Overdrive o ano todo! Mas, definitivamente, entendo toda essa escassez. Na verdade, prefiro assim. Afinal, são poucas as empresas em nosso Brasil (e por todo o mundo) que, mesmo diante de uma oportunidade de vender muito “de qualquer jeito”, optam por vender menos, mas com o controle de qualidade desejado.

Vida longa à Hocus Pocus. Que os magos cervejeiros continuem trazendo para nós produtos de extrema qualidade, que até pouquíssimo tempo atrás precisávamos viajar para conseguir degustar. 

E você, o que acha da Hocus Pocus Overdrive? Deixe a sua avaliação com um comentário contando a sua opinião sobre essa cerveja! 

Avaliações

Queremos saber sua opinião

Como você avalia este produto? *

 
1 1 estrela
2 2 estrelas
3 3 estrelas
4 4 estrelas
5 5 estrelas
Avaliação

Avaliações do Cliente 4 item(s)

Melhor cerveja do Brasil!
Cerveja muito refrescante, com bastante lúpulo mas sem o amargor.
Textura leve e bastante turva.
Desde a hora em que se abre a lata já dá pra sentir o aroma frutado, sendo o mais perceptível pêssego e maracujá.

Recomendo sem ressalvas.
Avaliação
Avaliado por Filippe / (Enviado em 15/08/2017)
Espetacular
Excelente! A melhor do Brasil, segundo o Untapdd. Explosão de frutas amarelas no aroma. Amargor limpo, limpo. Cerveja sensacional, daquelas que queremos sempre ter na geladeira. Sem dúvidas, vale a compra.
Avaliação
Avaliado por Miguel / (Enviado em 15/08/2017)
Maravilhosa!
Espetacular! Em todos os aspectos, essa cevreja surpreende. Amargor que não agride, aroma impressionante e paladar agradabilíssimo, uma bomba de sabores tropicais. Um clássico!
Avaliação
Avaliado por Thiago / (Enviado em 15/08/2017)
Uma NE DIPA espetacular!
Cerveja muito refrescante, com os aromas e sabores dos lúpulos muito presente. Amargor equilibrado. Muito boa!
Avaliação
Avaliado por Larissa / (Enviado em 19/06/2017)
Comentários

Tags do Produto

Use espaços para separar as tags. E aspas simples (') para frases.