1. Home
  2. Refrescantes
  3. Pilsen
Ordenar por:
  • Amargor
  • Armazenagem
  • Cervejaria
  • Copo
  • Estilo
  • Temperatura
  • Teor Alcoólico
  • Categoria
  • Marcas
  • Faixas de Preço


A cerveja Lager, ou - melhor dizendo - a família Lager (pronuncia Láguer) é composta por cervejas fermentadas por leveduras de baixa fermentação.

O que significa isso de baixa fermentação? Sinceramente, para você que é consumidor, nada.

O que importa saber é que as leveduras Lager são neutras e não trazem aromas e sabores frutados e/ou condimentados para a cerveja - diferentes de algumas leveduras Ale.

Mas engana-se quem pensa que toda cerveja Lager é levinha e sem gracinha. 

Existem diferentes estilos de cerveja Lager, uns - de fato - mais leves e refrescantes e outros com bastante intensidade alcoólica e complexidade de sabores e aromas - que é o que gostamos por aqui.



Essa é uma das dúvidas mais comuns entre as pessoas que começaram agora no mundo das cervejas artesanais.

Felizmente é uma dúvida bem fácil de ser tirada. Saca só:

A família Lager é composta por vários estilos de cerveja. Um desses estilos é o Pilsen. Outro é o Bock. Outro é o American Light Lager e assim sucessivamente.

Assim, podemos dizer que toda Pilsen é uma Lager, mas nem toda Lager é uma Pilsen.

Pronto. Viu como é fácil?

Agora vamos começar a complicar um pouquinho (a complicação não é culpa minha, prometo).

Muitas cervejarias estampam em seus rótulos o estilo “Pilsen”, quando na verdade são American Light Lager. É o caso de algumas das mais famosas que você vê por aí, tais como (vetado pelo setor de “ui, tá com medinho de processo” do Bro’s Beer)

Então por esse motivo algumas pessoas acabam confundindo Pilsen e Lager e até tratando como se fossem sinônimos.

No item abaixo, você vai ver que uma Pilsen, embora guarde algumas semelhanças, não tem nada a ver com uma American Light Lager



American Standard Lager
Sobre a American Standard Lager, trata-se de um estilo pobre tanto em sabor quanto em aroma e costuma ser bebido a temperaturas baixas (próximas a zero grau), justamente para atender a proposta precípua do estilo que é refrescar.

Além de refrescante, é bem leve, de coloração amarela bem clara e transparente, com espuma branca e de baixa retenção. Os melhores exemplares do estilo apresentam certa característica maltada e notas distantes de lúpulo.

American Premium Lager
O estilo American Premium Lager é, de modo geral, mais maltado e com menos adjuntos na composição se comparado ao American Standard Lager. Muitas cervejas que se enquadram como American Premium Lager sequer fazem uso de adjuntos, razão pela qual são chamadas de cerveja “puro malte” (de cevada).

Bohemian Pilsner / Czech Pilsner / Pilsen
Trata-se de uma cerveja com aroma floral proporcionado pela utilização de lúpulos nobres (em especial o Saaz), coloração amarela e aparência translúcida, com o malte claro equilibrando todo o conjunto.

Até hoje as Pilsners são produzidas de forma muito similar à original. No entanto, algumas cervejarias decidiram substituir parte do malte pálido por arroz e passaram a utilizar dosagens cada vez menos generosas de lúpulo.

O resultado foi uma cerveja com o mesmo teor alcoólico e a mesma aparência, mas mais aguada e com menos aroma e sabor. A diferença para o estilo original foi tamanha que criou-se uma nova classificação para essas cervejas: o estilo American Standard Lager, já abordado acima.



O Sommelier de Cervejas Paulo Junior foi muito preciso ao pontar que:


Invocar a Lei de Pureza Alemã de 1516, também conhecida como Lei de Pureza da Baviera ou apenas Reinheitsgebot, como argumento em defesa das cervejas puro malte é procedimento padrão entre cervejeiros incautos, sejam eles novatos ou experientes.
Muitos deles sentem-se enganados ao descobrirem que as cervejarias de grande escala não utilizam apenas cevada em suas cervejas e, revoltados por supostamente terem sido feitos de trouxas por tanto tempo, passam a se portar como verdadeiros gladiadores contra os cereais não maltados.
Agem como profetas da boa nova cervejeira, espalhando a mensagem da lei promulgada na Baviera há mais de 500 anos pelo Duque Guilherme IV como forma de convencer os novos convertidos a pararem de beber “água de milho”.
O que muitos desses novos especialistas desconhecem é que a tal lei alemã não tinha lá muito a ver com qualidade de fato, mas sim com regulação de preços, impostos, brigas políticas e possivelmente até mesmo conflitos religiosos.
A maioria deles também não sabe que esta lei já não está mais plenamente em vigor há muitos anos, nem sequer no próprio território alemão.
A verdade é que existe muita cerveja que não é puro malte incrível, tais como os melhores exemplares de Strong Golden Ale belgas, assim como existe muita cerveja puro malte meia boca.

Só não posso falar quais. Se você leu o item “Diferença entre Lager e Pilsen” você já conhece o setor responsável por essa censura aqui dentro :x



Enquanto a cerveja mainstream harmoniza com a lata de lixo pratos leves, como saladas e outras coisas tão sem graça quanto as próprias cervejas, boas Pilsens autênticas irão fazer valer seu amargor mais pronunciado para harmonizar com comidas tailandesa, indiana e vietnamita.

Vai bem também com praticamente qualquer frutos do mar, como uma lula frita à dorê, ou um bom pescado.

Caso a Lager que tenha em mãos seja das mais encorpadas e maltadas, opte por carnes escuras, como pato ou carnes de caça (foda é achar carne de caça no Brasil), embutidos em geral e carne de porco.



Difícil elencar apenas uma, então vou fazer uma lista com as 5 Lagers produzidas aqui no Brasil que eu mais curto beber.

Eu excluí da lista aquelas cervejas que foram lançamentos pontuais e que não possuem disponibilidade ao longo da maior parte do ano. 

Sei que fazendo isso posso tirar algumas das mais hypadas, mas melhor isso do que indicar um monte de cerveja que você nunca vai conseguir beber. Segue a lista:

1- Synergy Reborn Pils
2- Hocus Pocus Reality Czech
3- Avós Doppelbock
4- Pontal Triple Wood
5- Joy Project La Bohème



Avós Cerveja Artesanal
Synergy Brewing
Dádiva
ZalaZ
Devaneio do Velhaco
 
Abrir Filtro
adicionado com sucesso