1. Home
  2. Torradas
  3. Stout
Ordenar por:
  • Amargor
  • Armazenagem
  • Cervejaria
  • Copo
  • Estilo
  • Temperatura
  • Teor Alcoólico
  • Categoria
  • Marcas
  • Stout
  • Faixas de Preço

 
Quando você pensa em cerveja escura, você pensa em quê? Se a resposta começa com M e termina com ALZBIER, sugiro que você leia com atenção redobrada!

A cerveja Stout é aquela que possui os maltes tostados e torrados como protagonista, geralmente trazendo notas de café, chocolate amargo e eventualmente trazendo notas de caramelo.

Em relação ao nível de amargor e à potência alcoólica, a cerveja Stout varia bastante, razão pela qual foram criados “sub-estilos”.

Cada sub-estilo vai trazer peculiaridades entre si, as quais exploramos abaixo.



Vou destacar aqui os mais conhecidos:

Dry-Stout
Também conhecida como Irish Stout justamente pelo sucesso que faz no país dos Leprechauns.

Sua coloração varia do marrom bem escuro ao negro opaco. O sabor de torrado é médio e o café domina o paladar no fim. O amargor do lúpulo é marcante, embora o “gosto de lúpulo” seja praticamente imperceptível. 

Pastry Stout:
As “Stouts Sobremesa” são aquelas que se valem de ingredientes tradicionalmente utilizados na confeitaria. 

Baunilha, Coco, Coco Queimado, Nozes, Avelã, Canela, Morango, Banana e Amendoim são alguns dos ingredientes utilizados pelos nossos criativos cervejeiros para desenvolver receitas que geralmente trazem corpo e dulçor elevados. 

Imperial Stout / Double Stout / Russian Imperial Stout
Imperial ou Double são terminologias utilizadas para indicar que aquela cerveja é uma versão mais intensa e mais potente daquele estilo.

É assim com as IPAs, é assim com as Red Ales e com as Stouts não é diferente.

As Imperial Stouts (ou Russian Imperial Stouts, como preferem alguns) são cervejas com mais de 8% de teor alcoólico, corpo elevado, de coloração que varia do marrom escuro ao preto. 

Costumam trazer notas de café, chocolate amargo e caramelo, podendo trazer também notas de frutas escuras, tais como ameixa.
São cervejas que respondem bem ao processo de envelhecimento em barrica, justamente por serem uma base forte e complexa o suficiente para resistir a longos períodos de guarda.

As cervejas mais bem avaliadas do mundo são - em sua grande maioria - Imperial Stouts, o que demonstra que é um dos estilos mais queridos pela comunidade cervejeira.



Queijos mais fortes, tais como o gorgonzola; É comum vermos Sommeliers indicando harmonização de RIS com sobremesas à base de chocolate, tais como trufas e barras de chocolate amargo, mas por aqui as melhores experiências que tivemos foi com sobremesas de creme, com ou sem frutas vermelhas.



Difícil elencar apenas uma, então vou fazer uma lista com as 5 Stouts produzidas aqui no Brasil que eu mais curto beber.

Eu excluí da lista aquelas cervejas que foram lançamentos pontuais e que não possuem disponibilidade ao longo da maior parte do ano. 

Sei que fazendo isso posso tirar algumas das mais hypadas, mas melhor isso do que indicar um monte de cerveja que você nunca vai conseguir beber. Segue a lista:

Quatro Graus Black Anthrax
Spartacus Icon (e suas variações)
5 Elementos Coffee & Pancake Brunch Stout
Salvador Cookie de Chocolate
Hankzbier Achocolatado de Gente Grande



Consulte as categorias das cervejarias abaixo, pois lá você provavelmente vai encontrar alguma Sour legal.
Hocus Pocus
Spartacus
Hankzbier
5 Elementos 
Salvador
 
Abrir Filtro
adicionado com sucesso